No próximo dia 11 de Junho (sábado) vamos apresentar na Biblioteca Municipal de Loulé Sophia de Mello Breyner Andresen um curso breve de nova literatura portuguesa, o qual incidirá especificamente sobre a novíssima poesia e a micro-ficção produzidas entre 1990 e 2010.
O curso destina-se sobretudo a educadores, professores, animadores, mediadores de leitura e técnicos de biblioteca, mas também ao público em geral. Tem a duração de 8 horas (formato intensivo, com pausa para almoço), seguindo-se um recital-performance comentado, a realizar na respectiva noite.
O curso é gratuito, sendo fornecidas aos inscritos diversos materiais críticos, duas antologias literárias (elaboradas por nós e com um formato e alcance inéditos em Portugal) e, no final, um certificado de participação.
Podem inscrever-se através dos seguintes contactos: 289400850 | biblioteca@cm-loule.pt
Aqui fica o texto introdutório inserido nos materiais de divulgação do curso:
É fundamental, sobretudo para quem trabalha em contextos pedagógicos e biblioteconómicos, possuir um conhecimento actualizado, abrangente, crítico e selectivo dos autores e obras que todos os dias chegam às livrarias, contextos digitais e media.
Na área da mediação da leitura, sobretudo com o público jovem em idade escolar mas também com os adultos menos familiarizados com o universo literário, é necessário encontrar matéria-prima (textos, autores) e perspectivas atractivas e adaptadas ao perfil e exigências desses destinatários, bem como instrumentos e estratégias de transmissão adequados aos mesmos, nomeadamente o recurso crescente a linguagens, registos e experiências de cariz inter/multidisciplinar.
Tanto a novíssima poesia como a novel e fértil micro-ficção portuguesas – géneros sobre os quais ainda recai um acentuado desconhecimento e alguns preconceitos e estereótipos – podem, de facto, pelas suas indesmentíveis vitalidade e diversidade, constituir-se como recursos úteis, dinâmicos e eficazes para a criação e/ou aumento e consolidação dos hábitos de leitura.
Sem comentários:
Enviar um comentário